Uma visita ao Tribunal da Inquisição em Lima no Peru, nos faz lembrar de épocas passadas, onde a fé na crença da igreja romana e suas doutrinas eram imposta sob ameaças de tortura e de morte. Por que uma igreja que devia evangelizar pelo amor de Jesus era capaz de cometer tais atos de tortura em nome de Deus? Se bem que muitos condenados pelo tribunal de fato praticavam a bruxaria (fato este ainda assim, injustificável para tal barbárie), a grande maioria foram martirizados apenas por querer guardar o que a Bíblia ensinava e não as doutrinas impostas pelo Papa.

"Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus;
e, quando a vi, admirei-me com grande espanto."
Apocalipse 17:6


domingo, 18 de julho de 2010

Arquivos Secretos da Inquisição



Sinopse: Baseado em documentos inéditos e pesquisas que revelam inúmeros segredos do Vaticano, a minissérie Arquivos Secretos da Inquisição foi destaque do The History Channel. A produção de quatro horas foi rodada na Itália, França e Espanha. A minissérie, com intervenções de especialistas, retrata as passagens mais obscuras de mais de 600 anos da Igreja Católica em sua luta para ser a exclusiva representante do Cristianismo no mundo. A Inquisição foi um sistema de terror em massa, composto por cortes secretas. Tratava-se de uma instituição que ultrapassou fronteiras geográficas e históricas, indo da França medieval ao renascimento italiano. O especial aborda essa sangrenta história, dos arquitetos da Inquisição às vítimas de sua ira. Os episódios trazem opiniões de estudiosos como David Gitlitz (especialista em História Medieval), Stephen Haliczer (historiador), Charmaine Craig (escritor) e Joseph A. Di Noia (teólogo e reverendo).

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

O documentário está dividido em:

Episodio 1 :
Arquivos Secretos da Inquisição - Eliminando os Hereges

Episodio 2 :
Arquivos Secretos da Inquisição - As Lágrimas da Espanha

Episodio 3 :
Arquivos Secretos da Inquisição - A Guerra Contra Idéias

Episodio 4 :
Arquivos Secretos da Inquisição - O Fim da Inquisição

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Assista o documentário completo abaixo.

Obs. Para assistir sugiro que acionem o modo Full screen ou Tela cheia (botão com quatro setinhas). Após a reprodução da primeira parte, as outras (continuação) serão reproduzidas automaticamente por meio de uma lista de reprodução.





7 comentários:

  1. 832verdade.blogspot.com

    Visite!

    Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  2. A idéia do material é boa, mas não há isenção histórica nesses textos e vídeos. Não podemos julgar fatos passados com a cabeça de hoje. Isso não é honestidade histórica. Na idade média, sem a presença da Igreja Católica junto ao poder constituído, a sociedade viveria em constante guerra e revoluções pois o próprio povo, pela fé, preferia a ordem estabelecida pela religião única do que abraçar o politeísmo que vinha dos séculos anteriores e que dificultavam uma organização social mais duradoura. O cristianismo, encabeçado pela Igreja Católica, lançou as bases da sociedade, da política,da educação e da assistência social que conhecemos hoje. Estar no séx XXI, com todos os benefícios já implantados e olhar pra trás com olhos de julgadores é fácil. Queria ver algum de nós vivendo naquela época se estaríamos do lado das "bruxas" ou do cidadão comum. Pensem nisso para vermos esse período com mais honestidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas.... Qual foi o legado deixado por Cristo?
      Em Lucas 9:56 Jesus diz:
      Ora, o Filho do homem não veio com o objetivo de destruir a vida dos seres humanos, mas sim para salvá-los!
      E seguido fielmente pelos apóstolos?
      ( Atos 19:19-20)
      Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.
      Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
      A diferença é que Jesus veio estabelecer um reino celestial e não terrestre, de modo que a sua igreja não deve buscar o mesmo, se quiser seguir os passos do Mestre.

      Excluir
    2. Será que eram Bruxas? Crianças, velhos e mulheres gravidas eram entregues por "fuxico" dos vizinhos. Torturados para confessarem o fuxico. Não tinham advogados e a família não podia vê-los durante o interrogatório. Os bens dos condenados eram saqueados para a "igreja". Minha cabeça de hoje diz que a cabeça por trás dos governantes da Igreja Católica daquele tempo sempre foi Satanás. Satanás e suas hostes infernais não estava nas vítimas, mas sim incorporando os papas, bispos, torturadores católicos. Só cego não vê!

      Excluir
  3. Arquivo do DVD completo em torrent:
    http://minhateca.com.br/Tabosa/DOCUMENTARIOS
    URL magnet: magnet:?xt=urn:btih:D447F8B58827A36C8476DCF29589397FE46CFB00

    ResponderExcluir
  4. Ola Boa Tarde, tentei ver o video, porem como estou em Portugal, aparece apenas uma mensagem dizendo "Este video apresenta conteúdo BlueSkyFilm, que bloqueou no seu país com base nos direitos autorais". Eu só estava passando talves por curiosidade e assisti o video seguinte que fala sobre a Besta, e curiosamente vi o sr se referir a cidade ou terra das sete colinas. Lisboa assim como Roma está entre 7 colinas. "Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada tal como Roma numa povoação rodeada de sete colinas."https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Colinas_de_Lisboa

    ResponderExcluir